HISTÓRICO DE POVOAMENTO
À princípio, essas terras eram habitadas pelo povo indígena Anacé; sendo dominados pelos colonizadores que vieram através do mar, aportando em terras do atual distrito de Siupé.
No inícxi do século XX, no ano de 1904, chegaram à essa terra, ainda sem nome, o senhor Vicente Ferreira Sampaio e seus filhos José da Costa Sampaio, agricultores e criadores de animais. Construíram moradias e estruturaram fazendas para a prática da agropecuária. O povoado recém criado ficava próximo à Lagoa, hoje o bairro Alto Alegre (rodovia que vai para o município de Paracuru).
Após duas décadas, precisamente em 1924, chega a então vila o senhor Antônio Amaral que, com ajuda da comunidade já existente, construiu a primeira capela Católica dedicada à Nossa Senhora de Nazareth, localizada, atualmente, na Fazenda do Grupo Tavares, próxima à Lagoa.
Capela Nossa Senhora de Nazareth - 1924 |
Em períodos de seca, as mulheres recolhia o barro do leito da Lagoa, faziam tijolos e os transportavam nos lombos de jumentos para o local onde seria construída a primeira igreja católica - hoje Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. 👇
Primeiro prédio da Igreja Matriz
Primeiro prédio da Igreja Matriz em ampliação |
Em 1931, rodovias e ferrovias começaram a cortar as terras da vila, valorizando-a, trazendo novas pessoas, potencializando e diversificando o comércio local.
Na segunda década do século XX (1952), chegaram à localidade os senhores Raimundo Ramos de Oliveira e Porfírio José de Araújo com suas respectivas famílias, no intuito de trabalhar a terra e criação de animais. Com sua visão de futuro e dedicação à terra que o abrigou, o senhor Porfírio de Araújo doou terras para construção de diversos espaços públicos, tais como: praça pública, sala de aula, escolas etc.
Somente a 5 de Setembro de 1963, através da Lei Municipal nº 6512, foi criado o Distrito de Croatá, recebendo terras dos Distritos de Serrote e Umarituba para sua composição territorial.
Atualização/Revisão: 04 de setembro de 2024.