EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA
No inicio, as professoras da época lecionavam em casas comuns, moradias cedidas por pessoas preocupadas com o ensino na localidade. É nessa época que surge a 1ª professora de Croatá, a dona Nenzinha Sampaio Araújo. A docente lecionava em casa próxima à praça Porfírio de Araújo (Br).
Praça Porfírio de Araújo (Br) |
Casa onde dona Nenzinha lecionava. Atualmente, Mercantil do André. |
Logo após, foi fundada a escola estadual de 1º Grau Adelino Alcântara Filho (O antigo Grupo escolar) que teve como primeira diretora a Dona Neucila Araújo de Farias.
Frente Escola Maria Brasileiro Alcântara |
Em abril de 1978, foi inaugurada na Rua Dona Vitória (próxima à escola Adelino) a Escola de 1º Grau Maria Brasileiro Alcântara (municipal).
Em 1996, o prefeito Silva Neto, através de Lei Orgânica, cria a Escola de 1º Grau Porfírio de Araújo funcionando provisoriamente no prédio do então Clube da Mocidade Croataense (CMC), apelidado, posteriormente, de "Morcegão".
Em 1997, o Mercado de Carnes foi adaptado para o trabalho pedagógico, ora desativado. Sendo, então, a 1ª sede desta escola localizada à Rua Francisco Geraldo Lopes, no centro de Croatá.
Em agosto de 2017, no governo municipal de Claudio Pinho, é entregue à comunidade croataense o novo prédio da Escola de Ensino Fundamental Porfírio de Araújo. Prédio moderno e com excelente infraestrutura ao trabalho docente. A construção iniciou-se no governo do prefeito Walter Júnior e finalizando no ano mencionado.
Uma nova sede que atende à todos os anseios da comunidade croataense, sendo ponto de referência em nosso distrito.
2ª Sede atual da Escola Porfírio - Rua Valdo Uchoa |